Hoje iniciamos a décima terceira de 27 publicações dedicadas à série sobre os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira para o Carnaval de 2026. O objetivo dessa série é apresentar aos leitores e torcedores das escolas que desfilam no Sambódromo da Marquês de Sapucaí a trajetória de cada casal, mostrando as escolas pelas quais passaram até chegar à sua atual agremiação. Além disso, cada publicação trará detalhes sobre o enredo da escola para o desfile do ano vigente.
O G.R.E.S União de Maricá será a sexta escola a desfilar no dia 14 de fevereiro de 2026 no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A escola virá com o enredo "Berenguendéns e Balangandãs", que falará das joias produzidas pelos negros no Brasil e que se tornam símbolo de resistência e de identidade de um povo e será desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira.
O quadro de casais da escola de Maricá é composto por dois casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, sendo o primeiro formado por Fabricio Pires e Giovanna Justo e o segundo formado por Luiz Augusto e Bia Strella.
Passagens
Primeiro Casal – Fabricio Pires e Giovanna Justo
Fabrício Pires é desde criança um frequentador de escolas de samba, através de sua família, frequentava as escolas Unidos de Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense e Caprichosos de Pilares. Foi no bairro de Pilares que se encantou pela arte de Mestre Sala e Porta Bandeira. Durante um dia ensaio, em 1989, o Mestre Sala Tiãozinho começou a dançar e fez aquela criança se apaixonar pela dança. Fabricio iniciou sua carreira em 1991, com apenas 10 anos, na escola mirim Inocentes da Caprichosos. Tem passagens pelas escolas como Acadêmicos de Niterói, Acadêmicos do Sossego, Caprichosos de Pilares, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, São Clemente, Tradição, Unidos do Cabuçu e Unidos do Porto da Pedra.
![]() |
| Fabricio e Giovanna vão para o terceiro ano na defesa do Pavilhão da Maricá | Foto: Observatório dos Casais |
Já Giovanna Justo é uma das célebres Porta Bandeiras do Carnaval Carioca, tem uma longa história na Estação Primeira de Mangueira, onde permaneceu 14 anos defendendo o primeiro pavilhão da Verde e Rosa ao lado de Marquinhos. A porta Bandeira tem passagens por escolas como Acadêmicos de Niterói, Acadêmicos do Sossego, Paraíso do Tuiuti, São Clemente, Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel e Unidos do Viradouro.
No carnaval de 2026 será o terceiro ano defendendo o segundo pavilhão da escola de Maricá ao lado de Giovanna Justo.
Segundo Casal – Luiz Augusto e Bia Strella
Luiz Augusto Ferreira tem passagens por escolas como Acadêmicos da Abolição, Acadêmicos do Cubango, Mocidade de Vicente de Carvalho, Paraíso do Bonfim – Niterói, União do Parque Acari e Unidos do Cabuçu.
![]() |
| Luiz Augusto e Bia Strella vão para o terceiro ano na defesa do Segundo Pavilhão | Foto: Observatório dos Casais |
Já Bia Strella tem passagens por escolas como Gato de Bonsucesso, Mocidade de Vicente de Carvalho, Renascer de Vaz Lobo, União de Vaz Lobo e União do Parque Acari. No carnaval de 2025 será o segundo ano defendendo o segundo pavilhão da escola de Maricá ao lado de Luiz Augusto Ferreira.
No carnaval de 2025 será o terceiro ano do casal defendendo o segundo pavilhão da escola de Maricá.

