Hoje iniciamos a décima quarta de 27 publicações dedicadas à série sobre os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira para o Carnaval de 2026. O objetivo dessa série é apresentar aos leitores e torcedores das escolas que desfilam no Sambódromo da Marquês de Sapucaí a trajetória de cada casal, mostrando as escolas pelas quais passaram até chegar à sua atual agremiação. Além disso, cada publicação trará detalhes sobre o enredo da escola para o desfile do ano vigente.
O G.R.E.S Unidos do Porto da Pedra será a sexta escola a desfilar no dia 14 de fevereiro de 2026 no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A escola virá com o enredo "Das Mais Antigas da Vida, o Doce e Amargo Beijo da Noite", falará da vida dos profissionais do sexo e será desenvolvido pela carnavalesco Mauro Quintaes.
O quadro de casais da escola de São Gonçalo é composto por dois casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, sendo o primeiro formado por Rodrigo França e Joyce Santos e o segundo formado por Matheus Soli e Vivian Colombo.
Passagens
Primeiro Casal – Rodrigo França e Joyce Santos
Rodrigo iniciou sua trajetória no samba na própria Unidos do Porto da Pedra, no ano de 2002, no Projeto de Mestre Sala e Porta Bandeira da escola. Após três anos no projeto, foi empossado pra o ano de 2006 à terceiro Mestre Sala da escola de São Gonçalo. O Mestre Sala tem passagens por escolas como Acadêmicos de Vigário Geral, Em Cima da Hora, Mocidade Unida de Santa Marta e União da Ilha do Governador e desde 2018 é detentor do primeiro pavilhão da escola do Unidos do Porto da Pedra.
![]() |
| Rodrigo e Joyce são o novo Primeiro Casal da Unidos do Porto da Pedra | Foto: Gabriel Neves / Divulgação |
Joyce começou no mundo do samba quando ainda tinha 3 anos de idade, no carnaval de Niterói, onde se interessou pela arte de Porta Bandeira. Tem passagens por escolas como Acadêmicos do Cubango, Acadêmicos do Engenho da Rainha, Acadêmicos do Data Venia Doutor, Lins Imperial, Tradição Serrana (ES), União Cruzmaltina e União do Parque Curicica. Está na escola de São Gonçalo desde o carnaval de 2024, onde exerceu a função de Terceira e Segunda Porta Bandeira.
Será a estreia de Joyce na função de Primeira Porta Bandeira e a primeira vez que dançará com Rodrigo.
Segundo Casal – Matheus Soli e Ana Carolina Dias
Matheus é oriundo da tradicional escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionisio. Tem passagem por escola como Chatuba de Mesquita e desde 2022 compõe o quadro de Casais da Unidos da Vila Santa Tereza.
Ana Carolina Dias é oriunda do projeto de casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da Unidos do Viradouro. Tem passagem por escolas como Acadêmicos do Cubango, União da Engenhoca e Unidos de Vila Rica.
