Hoje iniciamos a décima segunda de 27 publicações dedicadas à série sobre os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira para o Carnaval de 2026. O objetivo dessa série é apresentar aos leitores e torcedores das escolas que desfilam no Sambódromo da Marquês de Sapucaí a trajetória de cada casal, mostrando as escolas pelas quais passaram até chegar à sua atual agremiação. Além disso, cada publicação trará detalhes sobre o enredo da escola para o desfile do ano vigente.
O G.R.E.S Estácio de Sá será a quinta escola a desfilar no dia 14 de fevereiro de 2026 no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A escola virá com o enredo "Tata Tancredo – O Papa Negro no Terreiro do Estácio", uma homenagem a Tata Tancredo, uma importante líder espiritual da umbanda e este enredo será desenvolvido pela carnavalesco Marcos Paulo.
O quadro de casais da escola do Estácio é composto por três casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, sendo o primeiro formado por Feliciano Júnior e Raphaela Caboclo, o segundo formado por Cauã Silva e Manuela Brasil e o terceiro formado por Jeferson Pereira e Aline Lima.
Passagens
Primeiro Casal – Feliciano Júnior e Raphaela Caboclo
Feliciano Júnior é experiente no carnaval carioca, tendo passagens por escola como Alegria da Zona Sul, Beija Flor de Nilópolis, Camisa Verde e Branco (SP), Caprichosos de Pilares, Império Serrano, Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, São Clemente. O Mestre Sala está desde 2022 defendendo o Primeiro Pavilhão da escola do Estácio de Sá.
![]() |
| Feliciano e Raphaela vão para o segundo ano na defesa do pavilhão da Estácio | Foto: Observatório dos Casais |
Raphaela Caboclo iniciou sua trajetória no samba ainda na infância, quando começou a desfilar na escola mirim Herdeiros da Vila, vinculada a Unidos de Vila Isabel. Teve passagens significativas pelo Império Serrano, onde foi Terceira, Segunda e Primeira da escola da Serrinha. Além do Império, tem passagens por escolas como Camisa Verde e Branco (SP), São Clemente e Unidos da Tijuca. A Porta Bandeira chegou em 2025 na escola.
Será o segundo ano na defesa do Primeiro Pavilhão da primeira escola de samba do Brasil.
Segundo Casal – Cauã Silva e Manuela Brasil
Cauã é filho do icônico Mestre Sala Marcinho Silva e sobrinho Claudinho, icônico Mestre Sala da Beija Flor de Nilópolis e aprendeu desde cedo a arte do Mestre Sala. O jovem chegou na Estácio de Sá no carnaval de 2024 para ser Terceiro Mestre Sala, para o próximo ano ganhou a promoção para defender o Segundo Pavilhão da Primeira Escola de Samba do Brasil. Cauã tem passagens por escolas como Acadêmicos do Peixe e Vizinha Faladeira.
![]() |
| Cauã e Manuela seguem como Segundo Casal da Estácio de Sá | Foto: Observatório dos Casais |
Manuela apesar da pouca idade, a Porta Bandeira é experiente no carnaval carioca, tendo dado os primeiros passos na tradicional escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio aos oito anos de idade. Tem passagens por escolas como Acadêmicos do Engenho da Rainha, Arranco do Engenho de Dentro, Caprichosos de Pilares, Independentes de Olaria, Infantes do Lins, Lins Imperial, Paraíso do Tuiuti e Unidos da Vila Santa Tereza, além de defender o primeiro pavilhão do Acadêmicos da Rocinha.
Será o segundo ano de Cauã e Manuela na defesa do segundo pavilhão da Estácio de Sá.
Terceiro Casal – Jeferson Pereira e Aline Lima
Jeferson, mais conhecido como Jefinho, deu seus primeiros passos na escola mirim Estrelinha da Mocidade, no qual passou por diversos postos até chegar ao posto de Primeiro Mestre Sala. O Mestre Sala tem passagem por escolas como Acadêmicos da Diversidade, Acadêmicos da Pedra Branca, Acadêmicos de Santa Cruz, Em Cima da Hora, Imperadores Rubro Negros, Império da Uva, Leão de Nova Iguaçu e Unidos de Lucas. Nos últimos anos defendeu o terceiro pavilhão da Mocidade Independente de Padre Miguel.
![]() |
| Jefinho e Aline estrearam no Estácio no carnaval de 2026 | Foto: Nobres Casais |
Aline é oriunda do projeto Celeiro de Bambas, projeto vinculado a escola de Samba Unidos de Vila Isabel. Já defendeu os pavilhões da Difícil é o Nome e Rosa de Ouro além de ser Primeira Porta Bandeira da Concentra Imperial, onde esta na escola desde 2024 e estreou na função em 2025.


