Hoje iniciamos a décima primeira de 27 publicações dedicadas à série sobre os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira para o Carnaval de 2026. O objetivo dessa série é apresentar aos leitores e torcedores das escolas que desfilam no Sambódromo da Marquês de Sapucaí a trajetória de cada casal, mostrando as escolas pelas quais passaram até chegar à sua atual agremiação. Além disso, cada publicação trará detalhes sobre o enredo da escola para o desfile do ano vigente.
O G.R.E.S Império Serrano será a quarta escola a desfilar no dia 14 de fevereiro de 2026 no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A escola virá com o enredo "Ponciá Evaristo, Flor do Mulungu", uma homenagem a Conceição Evaristo, grande escritora e professora universitária do brasil e será desenvolvido pela carnavalesco Renato Esteves.
O quadro de casais da escola de Madureira é composto por três casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, sendo o primeiro formado por Matheus Machado e Maura Luiza, o segundo formado por Pedro Figueiredo e Livya Bergman e o terceiro formado por Paulo Carvalho e Isabela Latini.
Passagens
Primeiro Casal – Matheus Machado e Maura Luiza
Matheus aprendeu desde muito a arte dos Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, pois é filho da icônica Porta Bandeira Andréa Machado. O Mestre Sala iniciou sua trajetória bem cedo, na escola mirim Império do Futuro e sua estreia como Mestre Sala foi em 2013 pelo Império Serrano. Matheus tem passagens por escolas como Lins Imperial, Mocidade Unida da Cidade de Deus, além de atualmente também defender primeiro pavilhão da escola Raça Rubro Negra. De 2023 à 2025 defendeu o Primeiro Pavilhão da Inocentes de Belford Roxo. Dos anos de 2020 à 2022, Matheus exerceu a função de Primeiro Mestre Sala da escola da Serrinha
![]() |
| Matheus e Maura são o novo Primeiro Casal do Império Serrano | Foto: Emerson Pereira |
Maura conheceu desde muito cedo a arte dos casais da Porta Bandeira, quando ingressou na escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio, quando tinha apenas 13 anos. Tem passagens por escolas como Em Cima da Hora, Boêmios de Inhaúma, Inocentes de Belford Roxo, Leão de Nova Iguaçu, Independente de São João de Meriti, Caprichosos de Pilares além ter sido Primeira Porta Bandeira da Unidos da Barra da Tijuca.
O casal retornará a parceria, já que dançaram juntos como Segundo Casal dos anos de 2016 à 2019 e em 2023. Será a estreia de ambos como Primeiro Casal.
Segundo Casal – Rômulo Diniz e Livya Bergman
Rômulo retorna ao Império Serrano após uma passagem em 2022, onde dançou com Livya Bergman. O Mestre Sala tem passagens por escolas como Acadêmicos da Pedra Branca, Acadêmicos do Jardim Bangu, Acadêmicos do Peixe, Império da Uva, Império de Petrópolis e Tradição.
| ||
| Já Livya iniciou sua trajetória como Porta Bandeira na tradicional escola de Madureira Toca, Canta e Dança e tem passagens por escolas de samba como Acadêmico do Jardim Bangu, Boi da Ilha do Governador, Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti e União de Vaz Lobo, além de ser atual Primeira Porta Bandeira da escola Leão de Quintino. A Porta Bandeira chegou na escola de Madureira em 2020 e vai para o sexto ano na defesa do pavilhão do Império Serrano. |
Terceiro Casal – Paulo Carvalho e Isabela Latini
![]() |
| Paulo e Isabela são o novo terceiro casal do IS | Foto: Nobres Casais |
Paulo e Isabela são oriundas da tradicional escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio e crias do Império do Futuro. Tem passagens como casal na escola mirim Petizes da Penha e farão estreia no Império Serrano no carnaval de 2026.

