Esta é a quinta publicação dentro das vinte e sete propostas, que visa mostrar aos torcedores das escolas e os leitores do site as passagens dos Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira até chegar a escola atual e passaram nos cinco dias de desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
A Unidos de Padre Miguel será a quinta escola a desfilar no dia 13 de fevereiro de 2026. O enredo, “Kunhã-Eté: O Sopro Sagrado da Jurema”, desenvolvido pelo carnavalesco Lucas Milato, contará a história da guerreira indígena Clara Camarão, que enfrentou os holandeses durante a invasão em Pernambuco.
A vermelha e branca de Padre Miguel passou por uma grande reformulação em seu quadro de Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, especialmente no posto de Primeiro Casal. Após 14 anos de parceria, Vinícius e Jéssica decidiram encerrar o ciclo juntos e seguir novos caminhos no próximo carnaval.
Atualmente, o quadro de casais da escola é composto por Marcinho Siqueira e Cris Caldas como Primeiro Casal e Emerson Faustino e Joana Falcão como Segundo Casal.
Passagens
Primeiro Casal – Marcinho Siqueira e Cris Caldas
Marcinho é mais um dos Mestres-Salas formados na tradicional Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte Manoel Dionísio. Em 2006, estreou na função pela Unidos de Vila Rica. Ao longo da trajetória, passou por agremiações como Acadêmicos do Sossego, Mocidade Independente de Padre Miguel, Tradição, União da Ilha do Governador, União do Parque Curicica e Unidos de Vila Isabel.
| Marcinho e Cris são o novo Primeiro Casal da UPM | Foto: S1 Comunicações |
Cristiane é uma das mais tradicionais Porta-Bandeiras do carnaval carioca. Iniciou sua trajetória no samba defendendo o pavilhão das escolas Acadêmicos da Abolição e Vizinha Faladeira. Ao longo da carreira, teve passagens por agremiações como Acadêmicos do Sossego, Caprichosos de Pilares, Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Portela, União da Ilha do Governador, Unidos do Porto da Pedra e Unidos de Vila Isabel.
Segundo Casal – Emerson Faustino e Joana Falcão
Emerson, assim como muitos Mestres-Salas, iniciou sua trajetória no carnaval como passista. Atuou como Mestre-Sala na escola Tradição, onde formou dupla com Joana Falcão por dez anos.
![]() |
| Emerson e Joana vão para o oitavo ano na defesa do Segundo Pavilhão| Foto: Observatório dos Casais |
Joana, por sua vez, começou no carnaval ainda na infância, na tradicional Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte Manoel Dionísio. Ao longo da carreira, teve passagens por agremiações como Corações Unidos do CIEP, Tradição e União de Maricá.
No carnaval de 2026, Emerson e Joana completam oito anos à frente do Segundo Pavilhão da Unidos de Padre Miguel.
