Significado da Fantasia dos Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da Unidos de Vila Isabel 2025

Por Vitória de Moraes

A magia do carnaval acontece quando vemos um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira evoluir sua dança sob nossos olhos.

Quando é visto que um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira está bem vestido defendendo seu pavilhão, sendo ele Primeiro, Segundo ou Terceiro Casal, entendemos que de fato, essa magia nos tocou e entrou dentro de nós.

Retornamos a Série de Significados de Fantasias dos Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

Como dito na série dos casais da Série Ouro, todos os casais que passaram pelo o Grupo Especial vieram muito bem vestidos, o que mostrou o cuidado e o bom grado que os carnavalescos das doze escolas do grupo tiveram com seus casais, mostrando a real importância que duas pessoas tem dentro de uma escola de samba: a importância de empulhar um pavilhão que representa uma nação e guarda histórias importântíssima para um grupo específico. 

Veja a seguir o enredo, o quadro de casais e o significado das fantasias dos casais da quarta Escola a desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí na Segunda noite de desfiles do Grupo Especial: 

O G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel foi a quarta escola a desfilar na segunda feira de Carnaval, dia 3 de março de 2025. A escola do bairro de Noel levou para a avenida o enredo “Quanto Mais Eu Rezo, Mais Assombração Aparece”, desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros, que abordou de forma criativa e irreverente as lendas urbanas que povoam o imaginário popular.

O quadro de Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da azul e branca foi formado por três casais: o primeiro casal, Marcinho Siqueira e Cris Caldas; o segundo, Jackson Senhorinho e Bárbara Dionísio; e o terceiro, Kayo Figueiredo e Rayra Guarinho.

Primeiro Casal: Marcinho Siqueira e Cris Caldas
Nome do Figurino do Primeiro Casal:  Para Proteger a Viagem
Criação do Figurino: Paulo Barros
Confecção: Não Especificado
Significado do Figurino:
É preciso dar proteção aos passageiros do Trem Fantasma da Vila Isabel! Antes do embarque, o olho grego contagia a Avenida, afastando o mau-olhado e atraindo a boa sorte! O Primeiro Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira baila representando a força desse amuleto milenar da origem das civilizações, que atravessou o tempo e diferentes culturas. Também conhecido por “olho turco” ou “nazar”, o poder desse talismã resplandece em seu azul fascinante para dissipar o mal e envolver a todos em energia positiva e alegria.

Segundo Casal: Jackson Senhorinho e Bárbara Dionísio
Nome do Figurino do Segundo Casal: A Missa Macabra
Criação do Figurino: Paulo Barros
Confecção: Não Especificado
Significado do Figurino:
No escuro da noite, uma estranha movimentação na igreja assombra a todos. Está na hora da Missa dos Mortos, que dizem ser celebrada por defuntos! Reza a lenda que as vestes do padre e dos vultos da misteriosa missa encobrem suas caveiras. Diante da cena macabra, representada pelo Segundo Casal, é impossível não se arrepiar! Os figurinos, que remetem à celebração na igreja, logo revelam a aparição dos esqueletos dos defuntos.

Guardiões do Segundo Casal
Nome do Figurino do Guardiões do Segundo Casal: Mais Defunto Aparecia
Criação do Figurino: Paulo Barros
Confecção: Não Especificado
Significado do Figurino:
Figuras de padres defuntos compõem a cena que revela a aparição dos esqueletos dos mortos da missa macabra, representada pelo Pelo Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Terceiro Casal: Kayo Figueiredo e Rayra Guarinho
Nome do Figurino do Terceiro Casal: Um Baile de Espantar!
Criação do Figurino: Paulo Barros
Confecção: Não Especificado


 Significado do Figurino:

Tradicionalmente usados para afugentar pássaros das plantações, os espantalhos também povoam o imaginário popular como personagens de histórias de terror e têm presença garantida nos festejos do Dia das Bruxas. Em nossa folia assombrosa, o Casal de espantalhos surge para espalhar mistério e diversão com seu bailar! Nos figurinos, estão os elementos típicos da confecção desses bonecos, como palha,
milho, foices e remendos de retalhos. Na saia da Porta-Bandeira, as abóboras do Dia das Bruxas dão o ar da sua graça!
Postagem Anterior Próxima Postagem