Esta é a oitava publicação que contará os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira passaram na Marquês de Sapucaí. O foco dessa série é será na trajetória de cada casal até chegar à atual escola, destacando os caminhos percorridos e as experiências que os trouxeram até o desfile deste ano.
Começamos com as agremiações da Série Ouro, que desfilaram nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2026 (sexta-feira e sábado), seguindo a ordem oficial dos desfiles. Após a Série Ouro, seguimos para os três dias de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
A escola de hoje é a Botafogo Samba Clube, primeira escola a desfilar no dia 14 de fevereiro de 2026, sábado de carnaval. A escola do Engenho de Dentro irá com o enredo “O Brasil que Floresce em Arte”, desenvolvido pelos carnavalescos Raphael Torres e Alexandre Ranges e que será uma homenagem ao grande paisagista e artista plástico Roberto Burle Max.
O quadro de casais da escola, até o presente momento, é composto por três casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, sendo o primeiro formado por Diego Moreira e Beatriz Paula e o segundo formado por Vinícius Paes e Jéssica Ramos.
Passagens
Primeiro Casal – Diego Moreira e Beatriz Paula
Diego é um dos jovens talentos do carnaval carioca e iniciou sua trajetória como Mestre Sala na Alegria do Vilar. Ao longo da carreira, passou por escolas como Chatuba de Mesquita, Independente da Praça da Bandeira, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu. Por dois anos, integrou a ala de casais de Mestre Sala e Porta Bandeira do Acadêmicos do Grande Rio.
Em 2018, chegou à escola do Engenho de Dentro, onde exerce até hoje a função de Primeiro Mestre Sala. Desde o carnaval de 2023, também atua como Segundo Mestre Sala da Mocidade Independente de Padre Miguel.
![]() |
| Diego e Beatriz vão para o sexto ano na defesa do Primeiro Pavilhão da BSC | Foto: Observatório dos Casais |
Beatriz é oriunda do projeto Latopá, idealizado pela Verônika Lyma e aperfeiçoou a sua dança no projeto Lapidando Talentos, conduzido por Sidclei Santos e Marcella Alves, do Acadêmicos do Salgueiro. Tem passagens por escolas como Imperatriz Leopoldinense e Lins Imperial. Chegou na escola do Engenho de Dentro em 2019 e se ausentou somente em 2020.
No carnaval de 2026 será a sexta vez que Diego e Beatriz defendem o Primeiro Pavilhão da Botafogo Samba Clube.
Segundo Casal – Vinícius Paes e Jéssica Ramos
Oriundo da tradicional escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio, Vinícius no mesmo ano que iniciou na escola, dançou na escola Unidos da Villa Santa Tereza e não parou mais. Tem passagens por escolas como Acadêmicos da Pedra Branca, Acadêmicos de Vigário Geral, Balanço de Irajá, Feitiço Carioca, Passa a Régua e Unidos da Ponte. Desde 2022 está na Botafogo Samba Clube, em 2025 defendeu o terceiro pavilhão e no próximo carnaval retorna a função de Segundo Mestre Sala.
![]() |
| Vinicius e Jéssica retornam a função de Segundo Casal da BSC | Foto: Observatório dos Casais |
Jéssica iniciou sua trajetória no carnaval de 2016 quando desfilou como guardiã do Primeiro Casal do Acadêmicos do Salgueiro, Sidclei Santos e Marcella Alves e logo se interessou pela dança do Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira. Com sua experiência em dança, por ser formada em Jazz há 15 anos passou por comissões de frente da Paraíso do Tuiuti, União de Jacarepaguá e Unidos de Lucas e logo chamou a atenção e assim, foi convidada pela extinta escola Passa a Régua para assumir o segundo pavilhão da escola e não parou mais. Teve passagens por escolas como Acadêmicos da Pedra Branca e Balanço de Irajá, no próximo carnaval irá retornar a função de Segunda Porta Bandeira da Botafogo Samba Clube, que desde 2022, só desfilou em 2025 como Terceira Porta Bandeira.

