Esta é a sétima publicação dentro das vinte e sete propostas, que visa mostrar aos torcedores das escolas e os leitores do site as passagens dos Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira até chegar a escola atual e passaram nos cinco dias de desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
O Acadêmicos de Vigário é a sétima escola a desfilar na sexta feira de carnaval, dia 13 de fevereiro de 2026, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A escola de Vigário Geral vem com o enredo "Brasil Incógnito - O que os seus olhos não veem, a minha imaginação reinventa", desenvolvido pelos carnavalescos Alex Carvalho e Caio Cidrini, que irá mostrar uma história apagada e demonizada pelos colonizadores e que por muitos anos foi a história não oficial do Brasil.
O quadro de casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da escola é formado por três casais, sendo o primeiro casal formado por Jhonny Mattos e Isabella Moura, o segundo casal formado por Gabriel Pinna e Kamille Macedo e o terceiro casal formado por Josias Araújo e Sophya Canuto.
Passagens
Primeiro Casal - Johnny Mattos e Isabella Moura
Johnny deu seus primeiros passos no samba na Independentes da Praça da Bandeira e tem passagens por escolas como Acadêmicos do Grande Rio, Boi da Ilha do Governador, Em Cima da Hora, Império Serrano, União de Maricá, Unidos da Ponte e Unidos do Porto da Pedra.
| Jhonny e Isabella são novo primeiro casal do Acadêmicos de Vigário Geral | Foto: Divulgação da Escola |
Isabella é oriunda da tradicional escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Madureira Toca, Canta e Dança do mestre Waldir Gallo. Tem passagens por escolas como Inocentes da Caprichosos, União de Jacarepaguá, Unidos de Bangu e Unidos do Jacarezinho. É desde o carnaval de 2020, Segunda Porta Bandeira da Mocidade Independente de Padre Miguel.
No carnaval de 2026, será a estreia de Johnny e de Isabella no Acadêmicos de Vigário Geral e a primeira vez que dançaram juntos.
Segundo Casal – Gabriel Pinna e Kamile Macedo
Gabriel ingressou no mundo no samba como muitos Mestres Salas, como passista mirim na Beija Flor de Nilópolis. Passou por grandes projetos do carnaval carioca como de Mestre Manoel Dionísio e de Matheus Olivério (primeiro Mestre Sala da Estação Primeira de Mangueira). Estreou na função neste ano como Segundo Mestre Sala da Leão de Nova Iguaçu. Em 2026, além do Acadêmicos de Vigário Geral, será defensor do segundo pavilhão do Acadêmicos da Abolição.
| Gabriel e Kamile são o novo Segundo casal da Vigário Geral | Foto: Divulgação da Escola |
Kamile atualmente participa da ala de Casais do Acadêmicos do Grande Rio, além de ter passagens por escolas como Acadêmicos do Engenho da Rainha e Flamanguaça. Desde 2025 defende o Segundo Pavilhão do Acadêmicos de Vigário Geral.
Será a primeira vez que Gabriel e Kamile dançam juntos, o segundo ano de Kamile na escola de Vigário Geral e a estreia de Gabriel.
Terceiro Casal –Josias Araújo e Sophya Canuto
| Josias e Sophya no desfile da Vigário Geral em 2025 | Foto: Nobres Casais |
Por oito anos, o jovem casal integrou o projeto de Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Pimpolhos da Grande Rio, escola mirim do Acadêmicos do Grande Rio. Desde 2023, defendem o terceiro pavilhão do Acadêmicos de Vigário Geral.