Por Vitória de Moraes
A magia do carnaval acontece quando vemos um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira evoluir sua dança sob nossos olhos.
Quando é visto que um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira está bem vestido defendendo seu pavilhão, sendo ele Primeiro, Segundo ou Terceiro Casal, entendemos que de fato, essa magia nos tocou e entrou dentro de nós.
Como dito na série dos casais da Série Ouro, todos os casais que passaram pelo o Grupo Especial vieram muito bem vestidos, o que mostrou o cuidado e o bom grado que os carnavalescos das doze escolas do grupo tiveram com seus casais, mostrando a real importância que duas pessoas tem dentro de uma escola de samba: a importância de empulhar um pavilhão que representa uma nação e guarda histórias importântíssima para um grupo específico.
Veja a seguir o enredo, o quadro de casais e o significado das fantasias dos casais da segunda escola á desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí na terceira noite de desfiles do Grupo Especial:
O G.R.E.S Paraíso do Tuiuti foi a segunda escola a desfilar na terceira noite de desfiles, dia 4 de março. A escola entrou na avenida com o enredo Quem Tem Medo de Xica Manicongo?, desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos que falava sobre Xíca Manicongo, a primeira mulher trans não indígena que foi documentada no Brasil.

Significado do Figurino
A fantasia do segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira representa as águas da baía de todos os santos. Por elas entravam os navios que traziam escravizados para desembarcar no porto da barra, o principal porto das colônias na época.
