Mais uma publicação sobre os significados das fantasias dos Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da Série Ouro. O grupo é organizado pela Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro, mais conhecido como LIGARJ e ocorre em dois dias, sexta e sábado de carnaval.
Essa publicação para o grupo foi uma novidade para o carnaval de 2025, pois tivemos acesso ao livro Abre Alas de ambos os dias de desfiles, com isso, foi possível trazer para todos o mesmo conteúdo que realizamos desde o ano passado com o Grupo Especial.
Quando vemos um casal in loco, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí ou em casa com aquelas fantasias esplêndidas, ficamos curiosos para saber qual o significado da fantasia em que os casais de Mestre Sala e Porta Bandeira estão usando. As escolas da Série Ouro, assim como no Grupo Especial tem o costume de ter entre um e três casais e a maioria das escolas do grupo conta com três casais.
Todos os casais que passaram pelas dezesseis escolas da Série Ouro vieram muito bem vestidos, mostrando o cuidado e o bom grado dos Carnavalescos com os dançarinos que tanto admiramos.
Veja a seguir o enredo, o quadro de casais e o significado das fantasias dos casais da oitava escola á desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí na primeira noite de desfiles da Série Ouro:
A União da Ilha do Governador foi a oitava e última escola a desfilar na sexta feira de carnaval (já no sábado), dia 28 de fevereiro de 2025. A tricolor insulana veio com o enredo "BA-DER-NA! Maria do Povo", uma homenagem a bailarina Franca Anna Maria Mattea Baderna, mais conhecida como Marietta Baderna. Nasceu na Itália em 1828 e radicada no Brasil em 1849, no qual suas apresentações ficaram extremamente populares na cidade do Rio de Janeiro e foi desenvolvido pelo carnavalesco Marcus Ferreira. Seu sobrenome ficou incluso no dicionário Brasileiro como sinônimo de confusão ou desordem.
O quadro de Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da escola conta com dois casais, sendo o primeiro casal formado por David Sabiá e Fernanda Lhove e o segundo casal formado por Yuri Pires e Cassiane Figueiredo.
Primeiro Casal: David Sabiá e Fernanda Lhove
Fantasia do Primeiro Casal: A Realeza Lundu
Criação do Figurino: Marcus Ferreira
Confecção: Aquarela Carioca
![]() |
| David e Fernanda no desfile da Ilha em 2025 | Foto: Ronaldo Nina |
O Que Significa:
Nossos príncipes negros David Sabiá e Fernanda Lhove se inspiram nos figurinos da realeza das ruas cariocas no desembarque de Marietta Baderna e o encontro operístico do Cais do Porto. As estampas africanas e os detalhes do cortejado preto dos Lundus, encantou o olhar e a atenção da bailarina para o povo brasileiro que nascia da mistura de diferentes etnias.
Segundo Casal: Yuri Pires e Cassiane Figueiredo
Fantasia do Segundo Casal: O Estandarte Badernista Insulano
Criação do Figurino: Marcus Ferreira
Confecção: Alex Cunha
![]() |
| Yuri e Cassiane no desfile da Ilha em 2025 | Foto: Ronaldo Nina |
O Que Representa:
O entrudo era a principal maneira de brincar os folguedos coloniais no período de carnaval no Império. Com o desaparecimento precoce de Marietta aos palcos, sua lição de vida deixada ao povo carioca era a alegria e a resiliência de viver. Yuri Pires e Cassiane Figueiredo desfraldam o pavilhão insulano, como badernistas que somos, queremos fazer história, assim como baderna fez com o povo carioca.

