Por Vitória de Moraes
A magia do carnaval acontece quando vemos um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira evoluir sua dança sob nossos olhos.
Quando é visto que um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira está bem vestido defendendo seu pavilhão, sendo ele Primeiro, Segundo ou Terceiro Casal, entendemos que de fato, essa magia nos tocou e entrou dentro de nós.
Retornamos a Série de Significados de Fantasias dos Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Como dito na série dos casais da Série Ouro, todos os casais que passaram pelo o Grupo Especial vieram muito bem vestidos, o que mostrou o cuidado e o bom grado que os carnavalescos das doze escolas do grupo tiveram com seus casais, mostrando a real importância que duas pessoas tem dentro de uma escola de samba: a importância de empulhar um pavilhão que representa uma nação e guarda histórias importantíssima para um grupo específico.
Veja a seguir o enredo, o quadro de casais e o significado das fantasias dos casais da Terceira Escola a desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí na Primeira noite de desfiles do Grupo Especial:
No carnaval de 2025, a escola de Niterói veio com o enredo “Malunguinho – O Mensageiro dos Três Mundos”, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon e dizia sobre Malunguinho, uma falange afro–amerindia presente nos terreiros de Catimbó, Toré e Umbanda, entidade muito presente nas religiões afro-brasileira da região norte do Brasil. A entidade viveu no século XIX, sendo um responsável pelo Quilombo do Catucá, sendo responsável por ser resistência na região contra a escravidão. A Unidos do Viradouro foi a terceira escola a desfilar no dia 2 de Março de 2025.
O quadro de Casais da Unidos do Viradouro veio composto de três Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, sendo o primeiro formado pelo icônico casal Julinho Nascimento e Rute Alves, o Segundo formado por Thiaguinho Mendonça e Amanda Poblete e o Terceiro formado por João Oliveira e Duda Martins, além de contar com uma ala de casais de Mestre Sala e Porta Bandeira.
Primeiro Casal: Julinho Nascimento e Rute Alves
Nome do Figurino do Primeiro Casal: Terreiro Viradouro
Criação do Figurino: Tarcísio Zanon
Confecção: Não Especificado
 |
| Julinho Nascimento e Rute Alves no desfile de 2025 | Foto: Nobres Casais |
Significado do Figurino:
A Unidos do Viradouro tem assentamento feito ao Orixá do fogo e da justiça. Sob o axé do pavilhão de mãos unidas, o nosso território sagrado se abre para erguer a bandeira em nome da reparação ao último Malunguinho, cujo nome era João Batista, santo sincretizado com Xangô.
A energia de orixá justiceiro se faz presente na força e no vigor do casal, que mantém a elegância e altivez da dança tradicional do Mestre Sala e da Porta Bandeira.
Com base em passos característicos do bailado, sem se furtar de inserir, de forma orgânica, movimentos inspirados em manifestações da cultura popular e afro religiosas, Julinho e Rute seguem uma linha reverente ao símbolo máximo da nossa agremiação.
Chão riscado, pavilhão desfraldado! Está aberto o terreiro Viradouro para contar a saga de Malunguinho, o Mensageiro de Três Mundos!
Segundo Casal: Thiaguinho Mendonça e Amanda Poblete
Nome do Figurino do Segundo Casal: Flor do Caeté
Criação do Figurino: Tarcísio Zanon
Confecção: Não Especificado
 |
| Thiaguinho e Amanda no desfile da Viradouro de 2025 | Foto: Nobres Casais |
Significado do Figurino:
Erguidos na Mata Atlântica, vegetação que compõe a Zona da Mata pernambucana, os mocambos do Catucá viam explodir as cores do Caeté. O segundo casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, inspirado nas formas estilizadas dessa flor nativa, exala a exuberância de um território místico de onde as forças espirituais trabalham pela manutenção vital da mata.
Terceiro Casal: João Oliveira e Duda Martins
Nome do Figurino do Terceiro Casal: O Encantado do Catucá
Criação do Figurino: Tarcísio Zanon
Confecção: Não Especificado
 |
| João Oliveira e Duda Martins no desfile de 2025 | Foto: Nobres Casais |
Significado do Figurino:
Fugitivo do cativeiro, João Batista atravessou a boca da mata e se entocou entre as árvores. Assim, ele se encantou no Catucá. Seus passos agora passam a riscar no chão a força e o destemor das almas rebeladas.
Obs: Em alguns momentos, de forma não obrigatória, um componente poderá descer da alegoria e interagir com o terceiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira.
Ala de Casais de Mestre Sala e Porta BandeiraNome do Figurino do Terceiro Casal: Pedras do Curiaco
Criação do Figurino: Tarcísio Zanon
Confecção: Não Especificado
 |
| Porta Bandeira Mirim da Unidos do Viradouro | Foto: Nobres Casais |
Significado do Figurino:
As pedras de curiaco são oferendas a Exu-trunqueiro, na qualidade em que Malunguinho se manifesta. Do brilho colorido das mesas espirituais para a
Avenida, os casais mirins da escola ofertam as pedras e o pavilhão a Malunguinho, manifestado como Exu-trunqueiro, aquele que abre caminhos e que também vive nas encruzilhadas.