Voltamos com as publicações sobre os Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira do Carnaval Carioca!
Nesta edição, vamos mostrar a participação dos casais que estiveram na Marquês de Sapucaí durante os desfiles do Carnaval de 2026. O foco será na trajetória de cada casal até chegar à atual escola, destacando os caminhos percorridos e as experiências que os trouxeram até o desfile deste ano.
Começamos com as agremiações da Série Ouro, que desfilaram nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2026 (sexta-feira e sábado), seguindo a ordem oficial dos desfiles.
A Unidos do Jacarezinho será a primeira escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro de 2026, marcando seu retorno à Marquês de Sapucaí após treze anos desfilando nos grupos de acesso. Com o enredo “O ar que se inspira agora inspira novos tempos”, a escola presta uma homenagem ao cantor e compositor Xande de Pilares. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Bruno de Oliveira.
O quadro de Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da escola do Jacarezinho é formado por três Casais, sendo o Primeiro Casal formado por Maycon Ferreira e Lorenna Brito, o segundo casal formado por Pedro Figueiredo e Raquel Silva e o terceiro formado por Jeffeson Felipe e Lavinya Nascimento.
Passagens
Primeiro Casal – Maycon Ferreira e Lorenna Brito
Maycon e Lorenna é terceiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Estação Primeira de Mangueira, função que exercem desde o carnaval de 2023, além de terem defendido juntos o primeiro pavilhão do Império da Tijuca no carnaval de 2025, onde obtiveram os quarenta pontos.
![]() |
| Maycon e Lorenna, novo Primeiro Casal da Unidos do Jacarezinho| Foto: Observatório dos Casais |
Já Lorenna tem passagem por escolas como Acadêmicos de Jardim Bangu, Inocentes da Caprichosos e Tijuquinha do Borel.
Segundo Casal – Pedro Andrade e Raquel Silva
Pedro fará sua estreia como Mestre Sala no carnaval de 2026, após ser revelado na revelado no projeto de alta performance e artística SambaPass coordenados por Matheus Olivério e de Julinho Nascimento, primeiros Mestres Salas da Estação Primeira de Mangueira e Unidos do Viradouro respectivamente.
![]() |
| Pedro e Raquel são o novo Segundo Casal do Jacarezinho | Foto: Divulgação da Escola |
Já Raquel é oriunda do carnaval gaúcho, no qual começou a desfilar aos 14 anos pela escola Bambas da Orgia. Ao chegar ao Rio de Janeiro, ingressou na tradicional escola de Mestre Sala, Porta Bandeira e Porta Estandarte Manoel Dionísio e tem passagens por escolas cariocas como Acadêmicos da Rocinha, Em Cima da Hora, Tradição, Unidos das Vargens e Unidos de Vila Rica. Além da Unidos do Jacarezinho, é Primeira Porta Bandeira desde 2025 do G.R.E.S Império da Uva.
Terceiro Casal – Jefferson Felipe e Lavinya Nascimento
Jefferson é oriundo do projeto Matheus Olivério, da Estação Primeira de Mangueira tem passagens por escolas como Arrastão de Cascadura e Império da Resistência. Está na escola do Jacarezinho desde o carnaval de 2025.
![]() |
| Jefferson e Lavinya atuam como Mestre Sala da Unidos do Jacarezinho desde 2025 | Foto: Gabriel Belmiro |
Lavinya tem passagens por escolas como Arrastão de Cascadura e Império da Resistência, ambas escolas que dançou com Jefferson. Assim como seu Mestre Sala, esta na Unidos do Jacarezinho desde o carnaval de 2025.


